Quem Somos

 

O Instituto do Desenvolvimento da Mineração - IDM Brasil, fundado em 21 de julho de 2017, é uma Associação de direito privado, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, com Sede em Brasília.

O IDM Brasil por meio de parcerias públicas e privadas defende diretamente o setor de mineração, atuando como ferramenta integradora e geradora de conhecimentos através de estudos, diagnósticos e projetos voltados principalmente para soluções normativas, tecnológicas, econômicas, ambientais e sociais do setor mineral brasileiro.

O IDM através de um Acordo de Cooperação Técnica é o Instituto Oficial de apoio Técnico Normativo e Científico da Frente Parlamentar Mista da Mineração do Congresso Nacional Brasileiro e um dos principais interlocutores entre mineradores e Parlamentares do Brasil.

Atualmente a sociedade exige atenção em todas as questões que dizem respeito aos setores minerais, ambientais e sociais. Isso impõe um gerenciamento eficaz, que conduza à sustentabilidade e o apoio ao desenvolvimento da mineração no Brasil, requerendo para tal, gestores preparados e qualificados para desenvolver as demandas do setor.

O IDM Brasil, com sua equipe formada pelos principais especialistas do setor de mineração, promove o acompanhamento dos interesses da mineração nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tais como:

  1. Estudos e análises técnicas para as Entidades vinculadas ao setor minerário e aos Associados do IDM Brasil;

  2. Elabora pareceres técnicos com o objetivo de assessorar e acompanhar a tramitação de processos, no legislativo, de projetos de lei, emendas constitucionais, dentre outras, sempre que o objeto da reforma legislativa se encontre no âmbito do setor minerário;

  3. Estimula a realização e apoia eventos que levem ao desenvolvimento do setor mineral em geral, incluindo atuação em consultorias educativas e instrutórias, com ênfase na produção, inovação e difusão das melhores práticas da indústria mineral;

  4. Incentiva ações de parcerias público privadas para apoiar políticas públicas no desenvolvimento das atividades da Mineração;

  5. Apoia e incentiva as ações da Frente Parlamentar da Mineração na promoção do desenvolvimento do setor minerário, podendo colaborar com estudos e informações técnicas visando o aperfeiçoamento recíproco de proposições legislativas de interesse do setor mineral;

  6. Promove iniciativas e ações de responsabilidade social corporativa;


Palavra do Presidente:

A mineração é um dos principais pilares da economia brasileira. Nossas riquezas naturais e tecnológicas precisam ser a base para a elaboração e para a execução de estratégias competitivas fundamentadas em capacitação e desenvolvimento tecnológico de forma a aumentar a participação no valor econômico de empresas mineradoras na cadeia produtiva.

Para o IDM Brasil esse é, sem dúvida, o melhor momento para criarmos soluções inovadoras e desenvolvermos a mineração brasileira.

Wagner Pinheiro
Presidente do IDM Brasil